O fundador do Reiki como sistema de harmonização natural é Dr. Mikao Usui,ele era, entre outras coisas, um monge budista.

Nasceu no Japão em 15 de agosto de 1865, numa pequena Vila designada Taniai,
Distrito de Yamagata, prefeitura de Gifu.
Segundo as investigações de Frank Arjava Petter, reveladas no seu livro em parceria com Walter Lubeck e William Rand, “The Spirit of Reiki”, Usui estudou Kiko (a versão japonesa do Chi Kung – uma arte oriunda da China para melhorar a saúde através de meditação, exercícios de respiração e exercício em movimento) quando era jovem, num templo de Budismo Tendai, no monte Kurama, Norte de Kyoto.
Nas práticas do Kiko usa-se a própria energia vital para a cura de outras pessoas, ficando o doador dessa energia, desvitalizado, algo que não foi do agradado a Mikao Usui e que terá feito nascer a semente daquilo que hoje conhecemos como Dr. Mikao usui Reiki.
O criador do Sistema Usui Segundo William Rand (no mesmo livro), Usui viajou depois por todo o Japão, China e Europa em busca de conhecimento nas áreas da medicina, psicologia, religião e desenvolvimento espiritual. Numa dessas etapas, juntou-se a um grupo designado Rei Jyutu Ka, onde a sua formação acerca do mundo espiritual foi fortificada.
Todo o intenso e continuado interesse no conhecimento teriam criado as fundações da incrível bênção que deixou à humanidade chamada Reiki.
A sua formação e clareza mental ajudaram-no a conseguir um emprego como secretário de Shinpei Goto, então responsável de um Departamento de Saúde e Bem Estar e mais tarde Presidente de Kyoto. Aqui, Usui conheceu muitas pessoas influentes de todo o Japão tendo iniciado um negócio por conta própria com bastante sucesso.
Em 1914, Mikao Usui decidiu tornar-se monge budista. Voltou, anos mais tarde, ao Monte Kurama, onde tinha estado a estudar Kiko quando era jovem.
Usui iniciou então um retiro de vinte e um dias, onde jejuou, cantou, orou e meditou.
No final do retiro de 21 dias em março de 1922, Mikao Usui teve a sua experiência de Satori (Iluminação) onde ficou sabendo de que forma utilizar energia para a cura sem ficar desvitalizado.
Primeira constatação foi que, apesar de ter jejuado durante vinte e um dias, não se sentia faminto e nem esgotado. Tinha recobrado miraculosamente as suas energias.
A segunda: ao descer a montanha para contar o ocorrido ao seu amigo abade, feriu seu dedão do pé. Impôs suas mãos sobre o ferimento e constatou, para sua surpresa, que a hemorragia e a dor cessaram instantaneamente.
Ao pé da montanha, Mikao Usui parou num pequeno albergue e pediu uma refeição. Apesar do jejum ele comeu normalmente e nada sentiu. Esta lhe foi servida por uma menina que, pelo seu aspecto, percebia-se estar com muita dor de dente. Com o toque das mãos de Mikao Usui, a dor que afligia a menina desapareceu, Usui começou então a aplicar a energia em si próprio e depois na sua família.
Criou em abril de 1922 a escola que ainda hoje existe, Usui Reiki Ryoho Gakkai em
Tókio.
