10 de Setembro – Dia mundial de prevenção do suicídio

O suicídio pode ser evitado em mais de 90% dos casos.

10-setembro

 

O Setembro Amarelo é uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com Associação Médica Brasileira, Conselho Federal de Medicina, Federação Nacional dos Médicos, Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, Cruz Vermelha, Centro de Valorização da Vida, Exército Brasileiro e o Ministério Público de São Paulo.

O suicídio passou a ser tratado como problema de saúde pública em 1990.
O Brasil é o oitavo país com mais episódios no mundo, mas em número de casos por 100 mil habitantes o país passa a ser o 113.º do ranking mundial. No país é registrada uma ocorrência a cada 45 minutos. O estado do Rio Grande do Sul tem mais casos por habitantes. E o Rio de Janeiro, menos.

Os motivos são os mais diversos, e muitos casos acontecem impulsivamente em momentos de crise, quando as pessoas têm surtos diante de estresses, problemas financeiros, separações, dores ou doenças. De acordo com a OMS, o grupo de risco é o de populações rurais e entre grupos que sofrem discriminação.

O primeiro passo para prevenir o suicídio é conversar. Não há certo ou errado ao conversar sobre pensamentos suicidas, o importante é começar a conversa, diz à BBC Emma Carrington, porta-voz da entidade de combate à doenças mentais Rethink UK. “Em primeiro lugar é preciso reconhecer que é uma conversa difícil. Não é uma conversa que temos todos os dias. Então, você vai ficar nervoso e isso é normal. O importante é ouvir e não julgar.”

Conversar sobre suicídio é quebrar um tabu. Para a organização australiana Beyond Blue, da ex-primeira-ministra Julia Gillard, ter a liberdade de conversar sobre o assunto pode ajudar a restaurar a esperança das pessoas que estão tendo pensamentos suicidas. “Você não precisa ser um profissional de saúde para apoiar alguém que está em risco. Só precisa ser alguém que está preparado para ter a conversa”, diz Gillard, da Beyond Blue.

Depois da conversa, o ideal é encaminhar e encorajar a pessoa a procurar ajuda profissional, com medicamentos e acompanhamento. A maioria dos casos vem de quedas ou desequilíbrio na saúde mental do indivíduo, tão importante quanto a saúde física. Cuidar, prevenir e agir para o equilíbrio da saúde mental, evitando emoções negativas como ansiedade ou descontrole e doenças como depressão, é fundamental para valorizar a vida.

 

Nós da Agni terapias Integrativas disponibilizamos uma terapia online, gratuita, que pode ajudar muito quem estiver se sentindo assim a sair dessa condição e evitar futuras consequências, viver uma vida melhor, que a cada dia vai valer mais a pena. A meditação é uma prática fácil, pode parece complicada por tudo o que foi escrito antes sobre a prática, nós disponibilizamos áudios de meditação guiada gratuitamente que com os áudios você vai obter todos os benefícios dessa prática, que ajudam a melhorar da depressão, diminuir a ansiedade e até questões físicas.

E nessa terapia nós adicionamos o reiki com a prática da meditação, enviamos o reiki a distância para o momento que a pessoa está ouvindo o áudio de meditação guiada e os resultados tem sido surpreendentes. Participe !

Escolha mudar a sua vida, você vai ver que vale a pena !

 

reiki gratis 2

 

 

Deixe um comentário